Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

CONSULTA ADVOGADO ON-LINE (Virtual)

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA JURÍDICA E A FACILIDADE DA CONSULTA VIRTUAL/ON-LINE

A consulta jurídica acontece quando o cidadão procura o profissional do direito para fazer uma pergunta, conversar, tirar dúvidas e/ou buscar orientações de como proceder diante de algum problema ou situação, e sim, consulta jurídica é trabalho remunerado do profissional, por vezes, a “simples pergunta” resolve a vida do cidadão, que poderia se colocar em situação mais complicada, se não tivesse conhecimento de seus direitos e deveres antes de agir.

A consulta jurídica é transformadora, capaz de evitar demandas jurídicas desnecessárias, e, solucionar diversas situações de percalços na vida do cidadão, é muito mais complexa do que a “simples pergunta”. O (A) advogado (a) sabe detectar durante o relato do cidadão o que realmente importa, e extrair as informações que serão necessárias para a análise técnica, além, de prever conflitos que o cliente ainda não sabe que poderá enfrentar, se continuar agindo a sua própria sorte, na consulta jurídica, apresenta soluções inovadoras que trarão ganhos e soluções. Muito mais valiosas do que o valor gasto com aquela hora de trabalho.

É a partir da consulta que o cidadão (pessoa física e jurídica) começa a ter conhecimento do que fazer, ou não fazer, para solucionar o problema ou a situação, e, se será ou não necessário contratar um profissional. 

A consulta jurídica, é um meio de prevenção, somos um país litigante, ou seja, toda e qualquer situação pode gerar demanda judicial. Por certo, como bons profissionais, devemos distinguir situações que não há alternativa.

Ressalta-se, que o profissional do direito, para ter condições de prestar consulta eficiente e atualizada, além de toda estrutura de escritório, precisa estar em constante estudo, o que gera custos, mesmo para responder uma “simples pergunta”, afinal, o advogado presta serviço intelectual, mediante apresentação de raciocínio lógico avançado e alta capacidade de abstração, de todas possibilidades que envolve a situação ou problema.

Assim, claro e evidente, que o tempo que o profissional se dedica ao cidadão (pessoa física e jurídica), precisa ter valor e precisa ser cobrado. A consulta deve ser cobrada, conforme tabela de honorários advocatícios do Estado como base, evitando, por conseguinte, a desvalorização da profissão.

As consultas virtuais, geralmente são contratadas através de e-mail, ou outro canal de comunicação escolhido pelas partes, e realizadas através do MS Teams (o mesmo sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, para realização das audiências).

As consultas virtuais evitam deslocamento desnecessário, e, permite o contato direto com o profissional escolhido em qualquer lugar do mundo.

Texto: Ariana Anari Gil - Advogada - OAB/SP 221.152
Advogada no escritório FariagilAdvogadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário