Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de março de 2017

Dia Mundial da Vida Selvagem !

Hoje 03 de Março é um dia muito importante para os militantes e simpatizantes da causa animal, pois, comemora-se o  Dia Mundial da Vida Selvagem.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem a Fauna e Flora do planeta,  data de referência, vez que, no ano de 1973 foi criado a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, que visa garantir que o comércio não ameace a vida de cerca de 35 mil espécies de plantas e animais.

Este ano a comemoração será intitulada  como "Ouça as vozes jovens", com objetivo central de conscientizar os jovens entre 10 e 24 anos a lutar e enfrentar as ameaças à vida selvagem, como a mudança de habitat, a exploração excessiva o tráfico de animais, entre outros.

É imprescindível fomentar a Causa Animal como um todo, precisamos sair da zona de conforto de proteção por vezes só aos cães e gatos, mas visar proteção de todas as espécies que possuem vida, como os animais e plantas porque um depende do outro, se amamos nossos animais nosso DEVER é amar também a floresta, a floresta não só aquela "potência" denominada Amazônia, mas também cuidar e zelar a pequena "floresta" como a árvore na porta da nossa casa.

Fatos curiosos e pouco debatidos:

Você sabia que a árvore tem época certa para poda e que a "desculpa" de sujeira não é motivo para podá-la sem planejamento e estudo ? 

Você sabia que a árvore deve ser podada em sua época de dormência, pela nossa vida e dos animais, como questão de saúde pública ?

Você sabia que no Brasil o período de Outubro à Janeiro a poda não é recomendada, vez que é período de primavera/verão, reprodução da maioria de nossas aves que na falta de local para seus ninhos e alimento podem migar do local causando a extinção da espécie ?

Você sabia que no período de altas temperaturas a poda das árvores não são recomendadas porque ela nos proporciona sombra e umidade, bem como, aos animais ?

Enfim, questões simples, porém, ignoradas de que Fauna e Flora precisam ser respeitadas como um todo, não podemos mais nos dar ao luxo de distinguir o que proteger e o que explorar, um depende do outro para nos manter vivos.

Parabéns ONU.

Se Você é pela causa vamos juntos divulgar a data e sua importância em nossas redes sociais utilizando as hashtags:  #DoOneThingToday, #youth4wildlife, #YoungVoices, #WorldWildlifeDay, #EndWildlifeTrafficking


Página oficial da homenagem: http://wildlifeday.org

http://www.wildlifeday.org/content/outreach
material#action_card.



Frisa-se a Declaração Universal dos Direitos dos Animais é influência inquestionável em nosso ordenamento jurídico, além do Direito de Todos da nossa e próximas gerações ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, albergado em nossa Constituição Federal.

Texto: Ariana Anari Gil

Foto: http://www.wildlifeday.org/content/outreach
material#action_card.







Nenhum comentário:

Postar um comentário